Livro - Como se tornar um líder servidor - James C. Hunter

Fonte: blogdoechevarria.blogspot.com

Para falar deste livro primeiro tenho que explicar o conceito de liderança. Existem várias definições de liderança e cada autor tem a sua particular. De acordo com James Hunter, nosso autor de hoje, o conceito de liderança é: A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio da força do caráter.

Para resumir o conceito, liderança é quem somos. Inspirar confiança por meio da força do caráter é simplesmente ser o exemplo o qual as pessoas devem seguir. Você nunca será líder se não for honesto, se não for dedicado, se não respeitar os outros. As pessoas não vão seguir os passos de uma pessoa que não respeita ninguém. Ser o exemplo de alguém é ter autoridade sobre esse alguém.

A grande diferença de autoridade e poder é que a autoridade se resume em: "Farei por você". Enquanto poder se resume em: "Faça isso, senão vai ver!". É fácil ter poder sobre as pessoas, quantas pessoas têm dinheiro e exercem poder ou são chefes porque são parentes do dono da empresa. Difícil é ter autoridade e fazer com que as pessoas trabalhem entusiasticamente visando o bem da empresa ou até mesmo o bem dos outros.

O grande exemplo de autoridade é Jesus Cristo e ele nos ensinou que qualquer um que queira ser líder deve primeiro servir. Se você opta por liderar, deve servir. Se prestarmos atenção esse ensinamento tem tudo a ver com o amor porque o amor é o ato de se pôr a disposição dos outros, identificando e atendendo suas reais necessidades, sempre procurando o bem maior. Um líder deve agir com amor, deve amar as pessoas porque o amor é paciente, o amor é gentil, não é pomposo nem arrogante (humilde), não age de maneira inconveniente (respeitoso), não procura seu próprio interesse (altruísta), não regozija na injustiça, mas na verdade (honesto), suporta todas as coisas, nunca falta (dedicado). Isso é ser líder.

Comentários

Concordo plenamente.
Sonia Lopes.
Anônimo disse…
LIderes estão em extinsão o que presenciamos atualmente são ditadores e donos da razão.
Emmanuel Urbano disse…
De fato, o verdadeiro líder age com inteligência emocional, proporcionando motivação em prol dos que o cercam, através do seu próprio exemplo de vida.
Sou apaixonado por liderança e motivação. Por este motivo, resolvi direcionar o meu blog para interagir com apreciadores desse tema.
Emmanuel Urbano.
Anônimo disse…
Lider é aquele que se faz escutar, por ter autoridade, é aquele que é admirado e tem seguidores, que sabe agir e interagir nos momentos certos. Adoro temas sobre liderança e motivação!
Stella!!!!
Pr. Medeiros disse…
Neste momento em que estou escrevendo sobre liderança o que vem à minha cabeça é um agricultor diante de uma terra que precisa ser cuidada para que possa dar fruto. Primeiro o agricultor precisa preparar a terra com o melhor adubo, semear com a melhor semente, acompanhar todo o desenvovimento daquela semente e quando vêr o momento da colheita, poder dizer que ele faz parte desta terra, assim como todo aqueles frutos que dela nasceram.
Marcus Santos disse…
LIDERES?!
SÃO POUCOS QUE PENSAM E AGEM DESTA FORMA.
APESAR DAS MUITAS MUDANÇA QUE VEM OCORRENDO NO MUNDO NEM TODOS QUEREM SER LIDERES DE VERDADE!
Anônimo disse…
LÍDERES?!!!MUITOS HJ PENSAM Q SÃO PELA CONFUSÃO Q FAZEM ENTRE PODER(DINHEIRO,STATUS) E AUTORIDADE(RESPEITO AO PROXIMO E SERVIR SEM COBRAR)...GOSTO TAMBEM DE MSG DE MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA POIS EU JA LI OS DOIS LIVROS DO AUTOR .

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Natal!

Feliz dia das mães