Autonomia em desenvolvimento - por Ligia Pacheco



Olá pessoal
Hoje vou postar um texto de Ligia Pacheco, ela foi minha professora na Faculdade e dava a disciplina Metodologia de Estudos Sociais, foram momentos preciosos, onde aprendi muito com ela. Visitem o seu blog: http://www.filhosofar.blogspot.com/ que tem textos ótimos.
Uma ótima leitura para vocês!!!!

Há vários desenvolvimentos e em amplos aspectos no seu filho. Mas uma coisa é certa: qualquer um deles requer estímulo. Em geral, o estímulo vem do meio. E, o meio está cheio deles para desenvolver o que for. Mas, nem sempre os mais atraentes são os melhores, e dificilmente uma criança está preparada para perceber, analisar e fazer tal escolha. Vale prepará-la. O caminho é desenvolver autonomia. Acho que esta foi a primeira palavra difícil que minhas filhas aprenderam. Palavra falada e vivida. Toda vez que iam sair, dormir fora, viajar com a escola, eu iniciava a lista de recomendações, mas era logo cortada: “Já sei, Mãe. É para ser autônoma e responsável”. Parecia que bastavam as duas palavras. Na verdade, bastam. A criança nasce heterônoma, isto é, dependente do outro para se reger. Não tem maturidade física e fisiológica para tomar decisões por si. Mas, logo amadurece e precisa aprender a ser autônoma, isto é, deve ser educada para poder tomar decisões sem a intervenção alheia. E, saber o que convém ou não a si, ao outro e ao próprio desenvolvimento. Mas a autonomia não se alcança isoladamente e de pronto. A criança precisa viver a experiência, percebê-la e saber lidar com ela. Ou seja, a autonomia só existe com a liberdade e a responsabilidade. Três desenvolvimentos que se aprendem em processo, onde cada conquista serve de apoio para desafios mais complexos. É passo a passo e na experiência. Por isso, não deixe para começar quando seu filho crescer. Hoje é o melhor momento.

Comentários

Silvinha disse…
Oi Lucinalva achei vc, seu blog é maravilhoso, visite o meu qdo tiver um tempinho, vou aparecer por aí p/ fazer inscrição na pós de organizacional no próximo mês.
http://mosaicodapsicologia.blogspot.com
Lúcia Soares disse…
oi Lu ótimo texto,bjs
Nalva, ótimo texto de Lígia. Como é importante saber educar!
Forte abraço!
Pr. Edilson
Anônimo disse…
Legal o texto irmã Lucinalva, já tô aprendendo pra saber educar meus filhos KKKKK Deus te abençõe!
Cida Kuntze disse…
Oi Lú!
Gostei bastante do texto, ela tem razão desdo berço precisamos educar bem, não deixar passar as coisas porque achamos que são bebês ainda, que não vão entender, etc.
E adorei a imagem....rsrsrs.
Beijos e um dia de paz!
Olá Luci,

Paz!!!

A imagem é bem interessante. hehehe

Educar bem é o caminho que irá direcionar a criança no sentido do bom carater e tudo mais.

beijos
Suely
Lígia Pacheco disse…
Nalva, foi uma honra estar no seu blog. Obrigada.
Que Deus continue a te abençoar e aos seus também. Com carinho, Lígia

Postagens mais visitadas deste blog

Feliz Natal!

Feliz dia das mães